quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Instalando Ubuntu 16.10 num laptop Avell Titanium W1513 PRO V3X

Motivação e história


Este artigo tem como objetivo tentar ajudar outras pessoas que tentem instalar um Ubuntu (16.10 e possivelmente 16.04) num laptop recente (final de 2016) da Avell, bem como servir de referência para mim mesmo no futuro. Os laptops da Avell vêm com boas placas de vídeo da Nvidia, e o Ubuntu tem dificuldades de lidar com os drivers proprietários dessas placas. Irei descrever os passos que eu tomei e deram errado, e a evolução até conseguir completar a instalação num laptop específico da Avell: o modelo Titanium W1513 PRO V3X. Este modelo tem uma placa NVIDIA GeForce GTX 960M GPU (4GB GDDR5).

Inicialmente, eu havia baixado o disco do Ubuntu 16.04 64 bits e feito um pen-drive bootável dele. Ao tentar bootar, eu era recebido com uma tela preta (ou com aquele roxo escuro do Ubuntu, não sei ao certo) e não conseguia dar nenhum comando. CTRL + ALT + F[12345] não abria o terminal, também.

Após pesquisar um tempo, encontrei duas flags do GRUB que poderiam ser-me úteis:  nolapic e nomodeset. Não sei exatamente o que eles fazem, mas percebi que nomodeset tem a ver com usar drivers gráficos bem mais primitivos, e nolapic tem a ver com os processadores mais novos da Intel.

Adicionando estes dois, era possível pelo menos ver o fundo de tela laranja do instalador do Ubuntu. Mas em poucos segundos, novamente eu não conseguia fazer mais nada.

Decidi baixar o Ubuntu 16.10 e tentar novamente. Tive problemas similares, mas estas duas opções me permitiram bootar e interagir com o Ubuntu. Porém, havia outro problema por baixo dos panos que só ficou claro durante a instalação e depois ao bootar. A cada poucos segundos, qualquer terminal mostrava erros aparentemente do disco e, após alguns minutos de uso, o sistema ficava inutilizável. Aliás, após a instalação, não precisei mais do nomodeset pois instalei os drivers proprietários da nvidia.

Após mais pesquisa, descobri que era necessária mais uma flag no GRUB: pci=nomsi . Parece que é outra opção ligada ao processador e controladores de interrupção. Ao adicionar esta opção durante a instalação e execução diária do meu sistema, consegui começar a utilizá-lo normalmente. Tive que adicionar o repositório de drivers nvdia, também.

Resumindo:

Instalação:

  1. Ao aparecer o GRUB do instalador do Ubuntu, pressione E para editar as opções de boot.
  2. Procurar pela linha que contém as opções "quiet spash" e adicionar após o splash apenas as opções "nomodeset nolapic". Ao final da linha, adicione "-- pci=nomsi". O instalador do Ubuntu entende que opções após o -- deverão constar permanentemente no seu GRUB quando o sistema estiver instalado, enquanto as opções anteriores a esse sinal são temporárias. No meu caso, o nomsi precisou ser permanente.
  3. Instale o sistema normalmente.
  4. Apenas na primeira instalação, edite novamente o menu do GRUB e adicione mais uma vez a opção nomodeset.  Mesmo que você instale os drivers proprietários antes de instalar o Ubuntu, eles não são mantidos, aparentemente.
  5. Entre no sistema, e imediatamente adicione o repositório dos drivers gráficos e instale a última versão (no momento em que instalei, o pacote mais recente era nvidia-370)
    1. PPA dos drivers.
    2. sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
      sudo apt-get update
      sudo apt install nvidia-370 
  6. Após este procedimento, o nomodeset não será mais necessário.
  7. Use o Ubuntu normalmente 😼.

5 comentários:

  1. Olá, espero que consiga ler minha duvida.
    Tenho um notebook da Avell também, porém com uma configuração mais robusta.
    Voce conseguiu configurar o teclado colorido pelo Ubuntu ?
    Se sim, como... alguma receita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu aconteceu a mesma coisa, antes de iniciar os leds do teclado funcionam, quando carrega a tela de login eles apagam. Já tentei várias coisas e até agora nada adiantou. Uso o mint 18.2 cinnamon. Meu avell é um G1513MXTI

      Excluir
    2. Oi Leandro.

      To tentando instalar o Mint 18.3 no meu Avell.

      SO consigo roda-lo em modo de seguranca, via software e sem Wifi.

      Tem algum Howto que eu possa me basear para instalar o mint, detectar o hardware, catar os drives....?

      Vls!

      Excluir
  2. Olá. Não sei o que é esse "teclado colorido" ao qual você se refere...

    Se for a iluminação do teclado, o meu possui também, mas não precisei fazer nenhuma configuração: consigo alterar o nível de luminosidade mesmo antes do Ubuntu iniciar.

    Se não for isso, sugiro perguntar no Ask Ubuntu (https://askubuntu.com/) pois parece ser um problema mais fácil de se achar por lá.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um Avell G1544 FOX e nunca consegui mudar o brilho com Fn+F8/F9. Até aparece a barrinha mostrando o brilho diminuindo ou aumentando, mas a tela em si não muda o brilho. Uso o Ubuntu 16.04. A placa de vídeo é uma Geforce GTX 1060 6GB. O driver que estou usando é o nvidia-390. Alguém tem ideia de como resolver? Tá sempre no brilho máximo, e se coloco no nível mínimo a tela fica preta.

    ResponderExcluir